sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

VAI MAIS UMA FESTA AI...

Tem uma conversa circulando pelo Rincão de que vai haver festa no Santo Antonio, no mês de fevereiro. Nada ainda confirmado. Mas o filhos do Rincão está de olho e não vai deixar esta passar.
Assim que tiver noticias divido com vocês. Fique atento.

UMA BREVE REFLEXÃO

Estes dias atrás estava no Rincão. Como faço todos os anos lá na casa de meu pai, cultivo uma pequena horta, de onde, de forma saudável sem uso de agrotóxicos, cultivo uma boa parte daquilo que consumo durante o ano. E neste dia em que estava lá me encontrei com o querido amigo e vizinho, Alceu Martinoto. Ele cuidava de sua linda plantação de milho, vizinha a nossa casa.
Como somos conhecidos de longa data, começamos a divagar sobre o abandono de nosso lugar.
Num instante, contamos quantas famílias deixaram a localidade de Santo Antonio. Um longo silêncio se fez em nossa prosa...
Recompostos de nossa descoberta, vimos que estamos ficando sozinhos, e o cumpadre Alceu (como costumo chama-lo de brincadeira) começou a fazer mais uma continha.
"Aqui" - disse ele - "Vai ficar somente eu, o fulano, o outro e aquele outro..." e parou de contar.
Para quem não conheceu o lugar parece até um absurdo se importar com uma continha destas, mas a localidade de Santo Antonio, a mais ou menos 20 anos tinha em torno de 20 a 30 famílias, hoje sobraram alguns casais de moradores antigos e algumas famílias que não chegam a somar 5 famílias.
Ainda comentamos das inúmeras taperas que estão se formando em todo o Distrito, lá no Banhado, no Faxinal, no Cravina...
A culpa dizem que é dos fanáticos ecológicos de plantão, outros que é do prefeito (não importa qual), outros dizem que é do fulano ali que não se dá com ninguém.
É, mas para mim a culpa é nossa. Sim, minha e de toda a minha geração. Por que? Porque nunca nos sentamos e conversamos sobre o que poderíamos ter feito para mudar as nossas vidas naquele lugar. Por inveja talvez. Por mesquinharia. E por falta de amor próprio, talvez não suportássemos ver a ideia de nosso amigo, às vezes, ser melhor do que a nossa, e por outras tantas, em querer empurrar a nossa visão de bem e mal goela abaixo dos outros que não pensavam igual a gente.
Mas ao terminar a conversa com meu velho amigo eu lhe disse.
- Sabe "cumpadre", foi preciso que acontecesse isto com o Rincão, quem sabe os que foram embora, viram coisas diferentes, viram coisas que lhes trouxeram mais luz, e quem sabe eles não voltam um dia e recomecem o que a gente não pode entender e ver, e refaçam o nosso lugarzinho tão bom e bonito quanto não foi um dia.
Obrigado aos meus seguidores, por estarem comigo neste blog, obrigado a você visitante, e já que falta pouquinho para o natal, o filhos do Rincão lhe deseja os mais sinceros votos de luz, paz e prosperidade onde quer que vocês estejam.