segunda-feira, 5 de março de 2012

LUIZ ADOLPHO GASTON ENGLERT, O BENFEITOR DO RINCÃO.

Dando continuidade a série personalidades do Rincão, hoje contamos um pouco da vida deste ilustre personagem da colonização do Rincão dos Kroeff.
Gaston Englertn, como era mais conhecido, nasceu em Porto Alegre no dia 02 de março do ano de 1895. Na juventude foi caixeiro viajante; mais tarde ingressou na politica sendo eleito Deputado Federal onde exerceu significativa função como Deputado Constituinte no ano de 1946. Gaston foi eleito com 52.431 votos. Também ocupou cargo de Secretário da Fazenda do governo de Valter Jobim em 1947 a 1951.
Gaston era casado com Ildegard Kroeff. Com o falecimento do senhor Jacob Kroeff Filho e com a divisão das terras da fazenda Kroeff, Gaston adquiriu a parte que ficou com os outros herdeiros e deu inicio a um loteamento na localidade de Santo Antonio e juntamente com Auto João Muratore, com quem provavelmente tinha sociedade, iniciou a venda de colonias de terras em toda a região do Rincão, assim rapidamente se formaram as primeiras e pujantes localidades.
As pessoas que o conheceram no Rincão o descrevem como pessoa honesta, integra e generosa. Não mediu esforços para trazer para o Rincão benfeitorias, como a escola Álvaro Aveline, que na sua inauguração teve a ilustre presença do governador do estado Valter Jobim. Gaston também doou as terras onde hoje está contruida a igreja de Santo Antonio.
Sempre que podia ajudava a quem a ele recorresse.
Gaston faleceu em 08 de novembro de 1965 em Porto Alegre e sua memória é resgatada nestas humildes linhas, para que assim não nos esqueçamos de tão ilustre figura que com o seu empenho ajudou no desenvolvimento do Rincão.
Na foto acima vemos Gaston Englert e uma foto da inauguração da escola Álvaro Aveline em Santa Tereza.