segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ATENÇÃO PARA AS FESTAS

Foi dada a largada para o ano festivo no Rincão dos Kroeff.
Agorinha no próximo fim de semana dia 08/01/2012, teremos festa no Potreiro Velho na capela do Sagrado Coração de Jesus e de Santa Catarina. Não tivemos acesso ao convite ainda, mas se conseguirmos com certeza postaremos aqui em nosso espaço.
E fique de olho que no mês de Fevereiro é a vez da comunidade de Santo Antonio fazer a festa.
Até mais.

HENRIQUE JACOB PAFFRATH FILHO

Nascido na cidade alemã de Köln (Colonia), filho de Henrique Jacob Paffrath e de Carolina Lindemam. Henrique foi batizado na igreja de St. Severin em Colonia.
A vinda da familia de Henrique para o brasil ocorreu por volta do ano de 1918 nos anos finais da primeira grande guerra, fugindo das grandes dificuldades impostas ao povo alemão naquela época.
O primeiro ponto de parada foi a cidade de São Paulo e depois em Laguna, Santa Catarina. Henrique Filho tinha na época seis anos de idade.
Após a família se mudou para a cidade de Canela, RS, onde tinham uma pequena fábrica de camas de ferro e uma funilaria, nas margens da Cascata do Caracol, hoje importante ponto turístico da cidade.
O pai de Henrique se deslocava regularmente com tropa de mulas até a cidade de Laguna onde buscava matéria prima (ferro) para sua atividade. Por volta de 1922 um incêndio destruiu a funilaria e os pais de Henrique o encaminharam para estudar no mosteiro de São Bento em São Paulo, onde permaneceu até concluir os estudos.
De volta para o Rio Grande do Sul, Henrique foi ao encontro da família, que nesta época, 1926 - 1927, estava nos campos de cima da serra, onde as serrarias movidas a vapor requeriam profissionais para sua manutenção. A família de Henrique se fixou no distrito de Rincão dos Kroeff.
Em 21 de Janeiro de 1932 na capela de Santa Tereza, Henrique Jacob Paffrath Filho casou com Zéllia Antonia Martini, filha de Israel Martini e Carolina Furlin.
Henrique desempenhou importante papel como professor da comunidade de Santa Tereza onde ajudou na alfabetização dos filhos dos imigrantes alemães que tinham grande dificuldade em falar português. Foi um grande lider comunitário, com ideais e ideias a frente de seu tempo, por isso despertava a inveja e a admiração dos moradores do Rincão. Era ainda artesão e marceneiro. Fabricou os altares das capelas de Santo Antonio e do Potreiro Velho, ainda ajudou a construir a primeira capela de São Roque.
Esteve presente na formação da Paróquia de Nossa Senhora das Graças e fundou juntamente com os moradores do lugar a Cooperativa dos Trabalhadores Rurais do Rincão.
Também foi o mentor da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Francisco de Paula. Tinha uma vida politica intensa e por isso foi perseguido e preso. Por nunca ter se naturalizado brasileiro sofria sanções da lei o que lhe impedia de assumir cargos públicos.
Quem conheceu o professor Henrique garante que seu coração era imenso e nunca negou auxilio a nenhuma pessoa que recorresse a ele. Era poliglota e falava várias linguas, entre elas o italiano, francês e o Inglês além da sua língua natal e do latim.
Tocava armônio, violino e organizou o primeiro coro da Paróquia.
Henrique faleceu em 12 de maio de 1969, deixando uma lacuna que jamais pode ser preenchida mas deixou uma lição de devoção ao seu Rincão que abraçou com paixão e entusiasmo e que um dia ainda lhe fará a homenagem que tanto merece.
A primeira foto é de Henrique Jacob Paffrath Filho por volta de 1960 e esta abaixo é do dia de seu casamento ao lado da antiga capela de Santa Tereza.



PERSONALIDADES DO RINCÃO

Nosso distrito foi colonizado por imigrantes alemães e italianos em sua maioria. Outras etnias contribuíram para a formação de nossa comunidade e trouxeram em sua bagagem a esperança de construir um lugar para viver.
A partir de hoje o blog trará a história de alguns personagens que fizeram com que nosso lugar crescesse e prosperasse a cada ano. Personalidades do Rincão vai em busca da alma dos pioneiros do lugar, de seus ideais para que possamos pelo bom exemplo destas grandes figuras resgatarmos o nosso passado e o nosso orgulho rinconense adormecido em algum lugar no nosso coração.
Daremos inicio com a hostória de Henrique Jacób Paffrath Filho, e seguiremos a cada postagem com a história de grandes pessoas que passaram por nossas paragens.
Fique de olho.

FIM DE FÉRIAS

Estamos de volta neste novo ano, que inicia trazendo a todos os amigos filhos do Rincão as novidades de nossa terra. Após um fim de ano bastante agitado, o blog retorna a ativa sacudindo a poeira com as festas que irão ocorrer no distrito, histórias antigas, e as noticias dos acontecimentos do nosso lugar.
Este ano promete ser bastante agitado, pois é ano eleitoral e a turma já anda rondando os votinhos para continuarem as coisas, ficaremos atentos já que há oito anos esperamos ser atendidos em nossas necessidades pelo poder público municipal.
Fique conosco e não vamos deixar a nossa memória adormecer.
Feliz ano Novo!!!
É o que deseja o filhos do Rincão.com.