quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SERRA DO UMBU: UMA QUARENTONA ABANDONADA

Na década de 1960, um grande movimento teve inicio na região serrana; a abertura da estrada das hortências. Com o objetivo de construir uma ligação com o litoral norte do estado do Rio Grande do Sul, prefeitos de vários municípios da serra em conjunto com o governo do estado iniciaram a obra que levaria menos de dez anos para ser concluída. No Rincão dos Kroeff passaria o último trecho desta estrada, e a última grande obra seria a abertura da Serra do Umbú; um marco na história de nosso Distrito.
Sempre existiram caminhos que nos ligavam ao litoral, mas estes só podiam ser percorridos com o auxilio de animais de carga. Os tropeiros e mascates foram os que mais utilizaram esta rota para comerciar com os povoados de Barra do Ouro e Maquiné. O caminho da Serra do Umbú também era utilizado pelas famílias mais ricas de São Francisco de Paula para irem veranear no litoral, e faziam todo o trajeto a cavalo, isto em meados de 1920 até 1960.
Em 1974 foi inaugurada a estrada das hortências com a abertura da Serra do Umbú, e a empresa de ônibus Martini fez a viagem inaugural da linha Osório São Chico em 01 de agosto deste ano.
O caminho mais fácil e mais rápido para todos os veranistas sempre foi pelo Rincão dos Kroeff e pela Serra do Umbú, isto até meados de 2004 quando por falta de interesse politico e por falta de empenho da comunidade perdemos o asfalto para a Rota do Sol. Deste então a nossa tão sonhada estrada foi abandonada. Aos poucos estamos perdendo nossas facilidades, um bom exemplo disso é a linha de ônibus que esta gradativamente diminuindo os dias em que faz o transporte de passageiros. A linha funcionava de segunda à sabado e agora é de segunda a sexta. Pode não parecer muita coisa perder um dia, mas isto para quem vive lá é um péssimo presságio.
Nesta postagem o filhos do Rincão.com trás duas fotos. A primeira é de um fotógrafo desconhecido que teve a sensibilidade de fotografar como era o caminho da Serra no ano de 1930; um trilho para passagem de cavalos e tropas. E a segunda foto mostra a serra em 1985, dez anos após a sua abertura.