terça-feira, 21 de agosto de 2012


Fim de semana de sol garantiu o clima de festa no Rincão
Ocorreu no último final de semana, 18, 19 e 20 a tradicional festa de São Roque e Nossa Senhora das Graças, mais conhecida como festa de agosto.  O baile no sábado recebeu cerca de quinhentas pessoas, segundo os organizadores.
No domingo a missa festiva para os padroeiros e a tarde a matinê. Durante o dia foi grande a circulação de candidatos a prefeito e vereadores que aproveitaram o momento de festa para visitarem o distrito.
Na segunda feira a comunidade recebeu dois grandes presentes. O primeiro foi o sol que predominou durante todo o fim de semana, foram registradas temperaturas acima dos 20° no Rio Grande do Sul, calor fora de época garantem os mais experientes. O segundo presente foi a visita do Bispo Diocesano Dom Alessandro Ruffinoni, acompanhado pelos padres Sergio Minossi, ecônomo da Diocese de Caxias do Sul; Josemar Conte, padre da cidade de Cambará do Sul; Mario Pereira dos Santos, Padre da cidade de Jaquirana; Lucas Antonio Mazzochini, do Seminário Nossa Senhora Aparecida que acompanhou o coro com acordeão; Padre Pedro Carissimi, da cidade de Coronel Pilar e os padres Igino Tonon e Melchior Esaú Stuani da paróquia de São Francisco de Paula.
A celebração foi o momento de muita emoção e demonstração da fé e da saudade dos inúmeros visitantes. O coro com as vozes das cantoras do Rincão dos Kroeff deu o tom harmônico da celebração que foi acompanhada por dois acordeões. Ao final foi apresentada oferta com o fruto do trabalho da comunidade, produtos como repolho e couve-flor foram apresentados como oferenda e demonstração da coragem e do trabalho de todos. O momento mais emocionante foi quando duas crianças da comunidade encenaram a coroação de Nossa Senhora das Graças e a colocação do cetro de São Roque encerrando com uma chuva de pétalas de rosa sobre os santos padroeiros.
Após a missa uma procissão levou a imagem de São Roque até o capitel. A tarde seguiu animada com uma matinê. Alguns moradores usavam camisas personalizadas que tinham a frase “Já que esta pode ser a última manda um tsunami de cerveja.” A animação tomou conta e a festa encerrou as 20h00min.
No próximo sábado as 19hs00min será celebrada missa em ação de graças pelos trabalhadores que fizeram a festa acontecer. A comunidade de Rincão dos Kroeff aproveita para convidar para a próxima festa que irá ocorrer no mês de agosto de 2013 com data ainda a ser definida.