segunda-feira, 1 de outubro de 2012



Foi dada a largada para mais uma safra no Rincão dos Kroeff município de São Francisco de Paula
A primavera em São Francisco de Paula começa com muito trabalho. Além da beleza proporcionada pela explosão de vida, através das flores e dos pássaros, dando inicio a construção de seus ninhos, a lavoura também começa as suas atividades.
Caminhões, tratores e homens tomam conta dos campos de cima da serra dando à largada para mais uma safra. Hoje a diversidade e a riqueza de cultivares transformam a paisagem e movimentam a economia de São Chico. Produtores de batata dão ritmo acelerado no preparo do solo e no plantio das primeiras lavouras. Este ano será plantado, segundo fonte dos próprios produtores, aproximadamente 4 mil hectares de batata.
Da mesma forma os produtores de hortigranjeiros já plantam as primeiras mudas de repolho, couve-flor e brócolis. O estimado é de aproximadamente 30 milhões de pés destas variedades distribuídos em todos os distritos do vasto município de São Francisco de Paula. A produção de hortigranjeiros, produzidos aqui, é comercializada em sua totalidade na CEASA de Porto Alegre.
No mês de outubro, começa o preparo da terra e o plantio da safra de milho e soja que também vem ocupando um grande espaço na diversa produção agrícola em nossos campos. Esta mudança no cenário produtivo de nossa região beneficiou também a pecuária que conta com amplas pastagens de inverno para manutenção dos rebanhos, com fartura de alimento e manutenção do peso.
A principal queixa unanime entre os produtores, é a falta de interesse do poder público em criar políticas de incentivo a produção e também a carência no oferecimento de auxilio técnico e de logística aos produtores. Tambem por outro lado há falta de dados, estatísticas e censo produtivo, dificultando as estimativas de produção e a realização de ações para ajudar os produtores. Não sabemos hoje qual a área cultivada, e quanto de retorno esta atividade gera para os cofres públicos, e se esta estimativa existe é guardada as sete chaves. A divulgação destes resultados poderia ajudar tanto os produtores quanto os agentes de desenvolvimento agrário para a geração de novas e promissoras ações de desenvolvimento na nossa riquíssima agricultura dos Campos de Cima da Serra.