terça-feira, 23 de setembro de 2014

OS 90 ANOS DE UM FILHO DO RINCÃO

Com muito carinho, foi comemorado no ultimo dia 21 de setembro, com uma reunião das familias Buffon e Paffrath, os 90 anos do professor Honorino João Buffão (a grafia do sobrenome esta alterada pois na certidão de Honorino foi escrito o sobrenome com "ão" e assim permaneceu). Colocamos  a seguir o texto com o histórico do professor.
 
Nascido aos 20 de setembro de 1924 na localidade de Santa Lucia do Piaí, em Caxias do Sul. Filho de Luiz Buffon, Ferreiro e Égide Rech. Aos 13 anos de idade mudou-se juntamente com toda a família para o lugar conhecido como Boca da Serra de São Francisco ou Fazenda Kroeff, como nosso Rincão era conhecido nos idos da década de 40, do século passado. Neste local construíram a nova ferraria, que traria mais progresso e melhores condições de vida.
Na juventude, Honorino, foi para o seminário até concluir seus estudos primários. Depois cursou o normal Rural na Escola Murialdo em Ana Rech onde concluiu os estudos. Depois retornou para Rincão dos Kroeff e a primeira escola onde lecionou foi na localidade de Santa Rosa.
O professor Honorino percorreu os quatro cantos do município lecionando. Lecionou em Campestre do Tigre, Contendas, No Retiro em Cambará do sul, na fazenda do Muratore também em Contendas (onde fez grandes e preciosos amigos). Ainda lecionou em fazenda Souza, na escola São Roque.
Em 1968 casou-se com Dorotéia Paffrath, os frutos deste enlace foram Eliane, Breno e Marcio. Nesta época o Professor lecionava na escola de São Roque no Rincão dos Kroeff, onde se aposentou. Honorino, dedicava-se a vida em comunidade. Sempre presente nas atividades ligadas a igreja e a vida escolar.
Professor que soube conduzir seus alunos na busca de conhecimento, muitos lembram com carinho de suas aulas. Amigo sempre presente e disponível para com todos que precisassem de seu auxilio. Pai amoroso que transmitiu a seus filhos os valores irrefutáveis de honestidade, retidão, compromisso e principalmente de humildade. Um avô com coração de criança, para sua única neta nunca deixou faltar o amor verdadeiro e dedicado.
Hoje todos nós aqui reunidos, comemoramos os seus 90 anos, brindando a serenidade e a esperança que este pai, tio, irmão, amigo, avô e professor nos transmite a cada dia.


 A celebração na capela de Santo Antonio

 O Pai Nosso com os Padres Arduino Lazzari, Gervázio Mazzurana e Igino Tonnon

 O almoço em comunhão familiar


  Osvaldo Leite (94 anos) esquerda e Honorino Buffão (90 anos) exemplos de vitalidade.

E por fim uma pequena homenagem em forma de poema.

E assim eu sigo em frente,
Como nunca planejei,
Vivo a vida bem vivida,
Fazendo de conta que nada sei.
Não me pesa, a idade;
Não me dói, o meu pezar;
Vivo um dia a cada dia,
Sem murmúrios professar.
Agradeço a mãe ditosa,
Cada flor em meu viver;
Os meus filhos, mui amados,
E a minha neta, bem querer.
Minha esposa companheira,
No sigilo do meu ser...
Muito bela nossa linha...
Obrigado por dar-lhes o viver.
Obrigado, pai e mãe...
Obrigado familiar...
Obrigado meus parentes!
Por este dia eu ganhar!
Marcio Buffão ( em honra a meu pai) 20/09/2014