quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CAMINHOS DO RINCÃO I


Uma das estradas mais antigas e mais utilizadas pelos moradores do Rincão dos Kroeff é a estrada que dá acesso as localidades de Quebra Cabo ou Linha São Jacó e Bacia. Esta estrada tem uma história curiosa. Em meados do ano de 1930, um madeireiro de nome Auto João Muratore precisava de um acesso rápido para o escoamento das madeiras de araucaria que eram serradas nas inúmeras serrarias de sua propriedade no Rincão para a capital do estado, onde elas eram comercializadas. Então o senhor Muratore deu inicio a abertura desta estrada. Como não haviam máquinas, a estrada foi feita a pá e picareta. A estrada tinha inicio próximo ao capitel de Santo Antonio e terminava no município de Rolante, onde o senhor Muratore chegou a colocar uma cancela e cobrar pedágio dos que queriam utilizar de sua recém construída estrada. Neste tempo a estrada que dava acesso a localidade de Quebra Cabo era apenas um trilho na mata, que mais tarde com a aquisição de maquinario pela prefeitura municipal de São Chico é que foi aberta a estrada por volta de 1950, aproximadamente.
Hoje, por desleixo de sucessivos governos a estrada se encontra em péssimo estado de conservação, com inúmeros buracos e atoleiros causados pelo transito constante de caminhões de madereiras do município vizinho de Rolante, que com excesso de peso danificam cada vez mais a estrada.
Mas por outro lado os únicos reparos feitos à décadas foram feitos pelos próprios madeireiros com suas máquinas.
As localidades por onde passa esta estrada foram densamente povoadas e hoje não existem mais moradores por lá. Uma pena.
A foto acima é do lugar chamado Volta Fria, na estrada para a Bacia. Ai neste local tem uma bica com água pura e cristalina, que pode ser bebida direto da fonte, uma raridade e uma delicia nos dias de verão.
Se você tem alguma história a acrescentar aguardamos a sua postagem.
Caminhos do Rincão volta em breve com mais histórias e curiosidades para vocês.
Obrigado e até mais filhos do Rincão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário